quinta-feira, 29 de abril de 2010

SP-Arte: por uma identidade cultural



A sexta edição da SP-Arte – Feira Internacional de Arte acontece entre 28 de abril e 2 de maio, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Para este ano, são esperados cerca de 15 mil visitantes, que entrarão em contato com trabalhos artísticos produzidos por galerias brasileiras e estrangeiras provenientes de países como Argentina, França e Inglaterra.

Inspirada em feiras internacionais de arte, tais como Art Basel (Suíça), Arco (Espanha) e Fiac (França), a SP-Arte se distingue das demais por apresentar produções preponderantemente nacionais, como ressalta Fernanda Feitosa, diretora do evento: “há uma presença de arte internacional, mas eu diria que a SP-Arte é 90% brasileira. Então, há um atrativo diferencial com relação às demais feiras, que são essencialmente internacionais”.

Alex Flemming


Nesta edição, serão expostas cerca de 2,5 mil obras, apresentadas pelas 80 galerias participantes. O espaço Arte Nova, por exemplo, é destinado a galerias mais jovens, que devem pagar R$ 8 mil pelo aluguel de 20 metros quadrados. “Esse espaço tem como objetivo a inserção de jovens artistas. Como eles dividem o espaço com artistas já consagrados, essa experiência é muito importante para eles”, avalia Fernanda. A proposta é que as novas galerias fiquem dois anos no espaço e posteriormente passem a ocupar o local de 30 metros quadrados cujo aluguel é de R$ 25 mil.


Stephan Balkenhol: “Nude woman with coloured rings” Além disso, destaca Fernanda, a feira é essencial para formação de público: “É muito importante que o público brasileiro incorpore na sua rotina o hábito de frequentar eventos culturais, porque isso faz parte da formação e da identidade cultural do país”.

Fonte: Revista Cult

Nenhum comentário:

Postar um comentário