terça-feira, 27 de abril de 2010

Oi participa da 6ª edição da SP-Arte

Pela terceira vez consecutiva a Oi, com apoio cultural do Oi Futuro, patrocina a Feira Internacional de Arte de São Paulo (SP-Arte). De 29 de abril até 2 de maio, as mais importantes galerias nacionais e internacionais estarão presentes no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. O Oi Futuro montou na feira um lounge multimídia e interativo, com instalações de artistas brasileiros.

O espaço expositivo do Oi Futuro foi planejado para oferecer ao público da exposição um panorama das ações culturais do instituto de responsabilidade social da Oi. Foram convidados quatro artistas que tiveram suas obras expostas recentemente nos centros culturais do Oi Futuro no Rio de Janeiro (Ipanema e Flamengo) e em Belo Horizonte: Eduardo Kac, Ricardo Barreto, Xico Chaves e Helena Trindade.

Os artistas

Eduardo Kac - Poesia Digital: 1982 – 1998

Precursor da Bioarte e da Arte Trangênica, o brasileiro, radicado nos Estados Unidos, sempre procurou novas formas de expressão. O artista comemorou 30 anos de carreira internacional apresentando 14 de seus primeiros poemas eletrônicos no Oi Futuro de Belo Horizonte. Projetados em telas, muitos deles permitem a interação com o público. Kac começou a se dedicar à poesia digital em 1982, quando produziu seu primeiro poema – NÃO -, que também faz parte desta retrospectiva.

Ricardo Barreto – O Avator

Colaboração: Maria Hsu, Marcos Paulo Moreti O AVATOR - BRASIL

Com grande destaque na cena cultural, seus trabalhos envolvem performances, instalações e vídeos e, desde os anos 90, dedica-se a arte digital. Juntamente com Paula Perissinotto concebeu e organiza, desde 2007, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica que tornou-se um dos principais vetores da arte eletrônica. Em sua obra Avator (Avatar ator), o artista cria a possibilidade de dialogarmos com um pensador do final do século XIX. Para tal, foi escolhido Nietzsche, figura fascinante e polêmica, que provocou uma ruptura completa, criticando os principais paradigmas da civilização ocidental. O artista se atreveu a fazer o Avator do filósofo com uma forma feminina, mas o grande desafio da obra é promover um diálogo entre sujeito e filósofo através de seus avatares. Nietzsche vai tentar refletir sobre questões levantadas pelo público interlocutor.

Xico Chaves – Projeto Passagem

O artista vai transportar para o lauge na SP-Arte o “Projeto Passagem” que acontece regularmente no Oi Futuro Ipanema. O objetivo é criar um espaço de intervenção permanente, onde os artistas ocupam toda a área de circulação do centro cultural do Rio. Xico é um poeta múltiplo, cuja obra transpassa todos os meios, tendo como eixo ou centro nevrálgico a palavra e o som. As qualidades da poesia visual e experimental provenientes dos anos 70 e 80 repercutem em sua produção com o vigor da palavra na arte contemporânea, como um lugar onde é possível encontrar referências norteadoras para o século XXI.

Helena Trindade

Helena é artista visual, formada pela Art Students Leagua, Contemporary Art Theories na School of Visual Arts e New York University, mestre pela UFRJ, pós-graduada em arte e filosofia pela PUC-Rio. Sua produção compreende instalações, site specifics,

poemas-objeto, vídeo e fotografia. A artista criou especialmente para a SP-Arte um poema-objeto cujo tema é o futuro, apresentado em placas de LED sobre uma coluna.

Fonte: AdNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário