NÃO TENHA PRESSA
Como num namoro, a primeira impressão de uma obra é a que fica. Depois do encantamento inicial, é necessário um processo de reflexão. Pesquisar a trajetória do artista e saber de quais salões ou exposições ele participou são maneiras de avaliar a consistência do trabalho
INFORME-SE
Cursos livres de arte -como os oferecidos por instituições como MAM, Masp, Escola São Paulo, Casa do Saber e Instituto Tomie Ohtake, entre outros- dão uma boa introdução ao tema
VÁ A EXPOSIÇÕES
Criar o hábito de frequentar galerias e museus é uma maneira de acompanhar de perto o que está sendo produzido. Quanto mais referências, melhor
PARTICIPE DE CLUBES
Os clubes de gravura e de fotografia do MAM são uma boa porta de entrada para quem quer começar a comprar, pois os preços são acessíveis e os artistas participantes são selecionados por curadores reconhecidos
VALORIZAÇÃO É UMA APOSTA
Por mais que exista a possibilidade de uma obra valorizar, é bom ter em mente que arte é um investimento a longo prazo e com um grau de risco, principalmente no que diz respeito a artistas jovens, cujos trabalhos ainda estão em formação
Publicado em 17/05/09
Fonte: Revista da Folha
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