terça-feira, 3 de agosto de 2010

Raio-X mostra flores como nunca foram vistas antes

(Foto: Divulgação)

Costuma-se dizer por aí que a beleza é algo exterior, no entanto as imagens capturadas pelo artista britânico Hugh Turvey mostram exatamente o contrário. Ele usou uma técnica pioneira de fotografia para registrar radiografias de flores.

"É como tornar o mundo transparente no intuito de revelar a sua verdadeira estrutura e forma", disse Turvey ao jornal da Grã-Bretanha Daily Mail. "Essa é uma curiosidade natural do ser humano", completou.

A técnica foi estudada por anos pelo artista. O primeiro contato com o raio-X aconteceu em 1996, quando Turvey precisou fotografar um crânio para um amigo músico que queria usar a imagem na capa de seu álbum.  Agora, 14 anos mais tarde, ele usa a técnica experimental para compor uma verdadeira forma de arte.

"Eu fui movido pela minha curiosidade. É como descobrir o mundo em volta de nós mesmos. Desde criança eu gostava de saber como as coisas funcionavam por dentro", contou Turvey. "O raio-X é uma maneira de obter esse conhecimento e transformá-lo em arte", justificou o britânico.

Turvey contou com a ajuda do Instituto Britânico de Radiologia para desenvolver o projeto. A parceria com a organização lhe rendeu ainda um novo grande desafio, onde ele usará a técnica para educar os homens sobre o câncer de próstata.

Um comentário:

  1. Linda essa postagem!! Fiquei emocionada com essa descoberta.
    Imaginem só... quantas pesquisas botânicas de campo já fiz, além de trabalhar em arte focada em flores...
    Muito grata por compartilharem.
    Abraços!
    Glória Aragão

    ResponderExcluir