quarta-feira, 11 de agosto de 2010

IAC recebe exposição de Sergio Camargo em homenagem ao aniversário póstumo do artista

Negro Belga 1980 (Foto: Divulgação)
O Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo (IAC) apresenta a exposição Sergio Camargo: Claro Enigma. A mostra reúne esculturas do artista, que comemoraria 80 anos de idade em 2010. A curadoria é do professor de arte carioca Paulo Venancio Filho.

As 40 obras que compõem a exposição foram produzidas ao longo dos 40 anos de carreira de Camargo. Sua formação dispensa comentários. Depois de passar pela Academia Altamira, em Buenos Aires, Camargo cursou filosofia em Sorbonne e sociologia da arte em École des Hautes Études, em Paris.

Em 1963, ele recebeu o prêmio de escultura internacional da Bienal de Paris e, em 1965, foi premiado como o melhor escultor nacional, na Bienal Internacional de São Paulo. Suas obras "adornaram" muitos espaços públicos, como o Palácio do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, a Praça da Sé, em São Paulo, e o Banco do Brasil, em Nova York.

Segundo o curador da exposição, Claro Enigma mostrará “de modo livre e articulado, desobedecendo a qualquer sentido evolutivo ou cronologia, o rigor formal e a liberdade da forma que estrutura o processo escultórico de Sergio Camargo”.

A mostra trará ainda materiais de valor documental, como desenhos, anotações e fotografias. Para Filho, esses elementos criarão "uma atmosfera expositiva de ressonâncias e envolvimento".

Programas paralelos acontecerão durante a exposição. Além de palestras com o curador da mostra e convidados, o evento conta ainda com a exibição do documentário Se meu pai fosse de pedra, cuja direção é de Maria Camargo, filha do artista.

Serviço: 
Sergio Camargo: Claro Enigma
Quando: Entre 14 de agosto e 24 de outubro. Terça a sábado, das 10h00 às 18h00, e domingo, das 12h00 às 17h00
Onde: Instituto de Arte Contemporânea - Rua Maria Antônia, 242
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3255-2009 ou http://www.iacbrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário