terça-feira, 24 de agosto de 2010

SP-Arte/foto oferece ciclo de encontros com a artista Denise Gadelha

(Foto: Divulgação)

Além dos lançamentos de livros e conversas com artistas, a edição deste ano da SP-Arte/foto oferecerá um ciclo de encontros com Denise Gadelha sobre o panorama da arte contemporânea.

O evento será realizado entre os dias nove e 11 de setembro, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Denise Gadelha é mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como artista. Desde 2005, ela integra a equipe do Dynamic Encounters International Workshops. Em São Paulo, Gadelha vai ministrar aulas na Casa do Saber e no centro cultural B_Arco. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados podem fazer a inscrição por meio do e-mail cultural@sp-arte.com. Confira abaixo a programação:

QUINTA-FEIRA / 9 SET / 14H00
ENCONTRO I:
A FOTOGRAFIA E O ESPÍRITO CONTESTADOR PÓS-MODERNO
A discussão terá como ponto de partida o momento de “descategorização” do objeto artístico, ocorrido na passagem das décadas de 1960 a 1970, no qual a tensão entre permanência e efemeridade produziu outros formatos de apresentação da obra. Abordaremos a exposição do documento como acontecimento artístico dando corpo às práticas conceituais, performance e Land Art, bem como conferindo status de ready-made à fotografia.

SEXTA-FEIRA / 10 SET / 14H00
ENCONTRO II:
A FOTOGRAFIA ENTRE O DOCUMENTO E A FICÇÃO
De um lado temos a frontalidade e objetividade da “fotografia quieta” que encontramos nas imagens  associadas à New Topographics, à Escola de Dusseldorf e à exposição organizada pela Tate Modern, Cruel and Tender. Do outro lado temos a “imagem construída”, happenings orquestrados para a câmera, tableau ou staged photography, ou ainda, como diria Coleman: o método dirigido. No entanto, Soulages acrescenta: do realismo ao irrealismo, da fotografia como reprodução à fotografia como criação, a ficção se mostra como ferramenta da razão

SÁBADO / 11 SET / 12H00
ENCONTRO III:
A REPRESENTAÇÃO QUE SE CONSTITUI ENQUANTO OBJETO
A fotografia contemporânea tem se dirigido à pintura, no que diz respeito à escala e seu modo de apresentação no espaço expositivo. No entanto, o legado da dissolução da própria noção de meio nos traz obras que não se reduzem à definição em uma categoria técnica específica. Jeff Wall se refere a existência de um continuum imagético em suas obras, no qual se fundem em uma mesma imagem conhecimentos da fotografia, é claro, mas também do cinema e da pintura, ainda que materializados sob a forma de objeto fotográfico. Chevrier propõe o termo “imagem-quadro” ao referir-se a imagens que conduzem à ambivalência da percepção de uma representação que é um objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário