terça-feira, 31 de agosto de 2010

São Paulo recebe a 1º Bienal Internacional Fine Art

OsGêmeos

A cidade já começa a sentir os novos ares que acompanham a 29ª Bienal de Artes de São Paulo. Entre os dias 3 de setembro e 3 de outubro, o Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) recebe 64 grandes nomes da arte urbana para a 1º Bienal Internacional Fine Art.

A mostra inédita, voltada com exclusividade para o grafite, conta com a presença de artistas dos Estados Unidos, Inglaterra, Japão, Portugal, Alemanha, Argentina, Chile, Austrália, África do Sul, Dinamarca e República Tcheca. Entre os nomes já confirmados, estão os brasileiros Anjo, Binho, Chivitz, OsGêmeos, Ronah, Tikka, Titi e Zezão.

O evento contará ainda com uma série de atividades paralelas, que vão de debates e palestras a workshops e mostras de cinema. A abertura ocorre no dia 2 de setembro. Binho Ribeiro é quem assina a curadoria da exposição.

Mais informações podem ser adquiridas no blog oficial da Bienal.

Serviço:
1º Bienal Internacional Fine Art
Quando: Entre 3 de setembro e 3 de outubro. Terça a domingo, das 10h00 às 19h00
Onde: MuBE - Rua Alemanha, 221, Jd. Europa
Quanto: Grátis
Informações: (11) 2594-2601 ou http://www.mube.art.br

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Saiba como adquirir o catálogo SP-Arte/Foto 2010


O catálogo SP-Arte/Foto 2010 já está à venda e pode ser encontrado no site oficial da SP-Arte.

Para comprar um exemplar, bastar acessar o site, informar a quantidade desejada e clicar em Comprar @pagseguro.

O catálogo possui 112 páginas e custa 20 reais.

A SP-Arte/Foto, conhecida como a maior feira de fotografia do país, acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Serviço:
SP-Arte/Foto
Quando: entre 9 e 12 de setembro. Quinta e sexta, das 16h00 às 22h00. Sábado e domingo, das 12h00 às 20h00.
Onde: Shopping Iguatemi - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, 9º andar. Acesso pelos elevadores centrais do shopping.
Quanto: Grátis
Informações: http://www.sp-arte.com/foto/

sábado, 28 de agosto de 2010

Galeria 1500 é citada pelo jornal 'Folha de São Paulo'

A galeria 1500 é um dos destaques da SP-Arte/Foto e foi citada na última semana pela jornalista Mônica Bergamo, colunista da Folha de São Paulo.

O espaço, inaugurado em Nova York, nos Estados Unidos, é especializado em fotografia brasileira. Enquanto a SP-Arte/Foto não começa, os interessados podem conferir as novidades da 1500 em seu site oficial.



Serviço:
SP-Arte/Foto
Quando: entre 9 e 12 de setembro. Quinta e sexta, das 16h00 às 22h00. Sábado e domingo, das 12h00 às 20h00.
Onde: Shopping Iguatemi - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, 9º andar. Acesso pelos elevadores centrais do shopping.
Quanto: Grátis
Informações: http://www.sp-arte.com/foto/

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Ilustrador americano transforma 'memes' em arte

Os "memes", ou vídeos que se espalham com rapidez na internet - a exemplo do clássico Keyboard Cat -, ganharam uma nova versão graças a um ilustrador de São Francisco, nos Estados Unidos, chamado Joshua Ellingson.

Batizado carinhosamento de Van Gogh dos virais pelo blog Mashable, o artista ganhou fama na internet depois de disponibilizar seus trabalhos no Flickr.

A ideia é recente e surgiu depois de Ellingson assistir ao vídeo Swing Dog, onde um cachorro aparece em um balanço. Desde então ele já produziu outras quatro ilustrações.

"Vivemos na realidade das mídias sociais hoje em dia", disse Ellingson ao Mashable. "Então muitos artistas tendem a ser afetados por essa loucura", completou o ilustrador.

Assista abaixo aos virais (memes) e compare-os às respectivas ilustrações:



(Imagem: Joshua Ellingson)



Imagem: Joshua Ellingson




Imagem: Joshua Ellingson




Imagem: Joshua Ellingson




Imagem: Joshua Ellingson

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

'Ecológica' problematiza preservação da natureza

'Comunhão II', de Rodrigo Braga

A exposição Ecológica, que acontece até o próximo dia 29 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, faz uma reflexão sobre a sustentabilidade e sobre a relação do homem com a natureza.

A mostra traz 22 obras de artistas nacionais e internacionais que problematizam a questão e chamam a atenção para o esgotamento dos recursos naturais.

A curadoria da exposição é de Felipe Chaimovich. Alguns trabalhos foram desenvolvidos, especialmente, para a mostra, como a obra de Fernando Limberger, que desafia a gravidade com plantas que brotam de um cubo gigante suspenso no teto do museu.

Rodrigo Bueno, Floriana Breyer, André Feliciano, Gabriela Albergaria, Marcelo Zocchio, Mauricio Dias, Walter Riedweg e Ricardo Basbaum são alguns dos artistas que participam da exposição.

Serviço:
'Ecológica
Quando: até 29 de agosto. Terça a domingo, das 10h00 às 17h30.
Onde: MAM-SP - Parque Ibirapuera - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 3
Quanto: R$ 5,50
Informações: (11) 5085-1313 ou http://www.mam.org.br

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estação Pinacoteca traz exposição Coleção Domingos Giobbi


Madona, de Volpi
O 2º andar da Estação Pinacoteca foi ocupado por uma mostra composta por 115 obras de arte sacra brasileira. A mostra Coleção Domingos Giobbi – arte, uma relação afetiva traz peças religiosas, feitas em barro cozido, datadas dos primeiros séculos de colonização.

A exposição destaca também pinturas e desenhos de Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, José Antonio da Silva e Lasar Segall. Os visitantes poderão conferir ainda um conjunto de leões em cerâmica feito por Nuca de Tracunhaém, um dos mais renomados artistas populares do país.

A seleção de obras da Coleção Domingos Giobbi faz uma panorama de sua atuação como colecionador. Para Giobbi, "colecionar é uma paixão". Cesar Giobbi, seu filho, concorda e explica em uma coluna publicada no portal MSN que a mostra é mais do que uma coleção: "é uma obra de vida".

A curadoria da exposição é assinada por Maria Alice Milliet e o projeto expográfico é do arquiteto Pedro Mendes da Rocha.

Serviço:
Coleção Domingos Giobbi – arte, uma relação afetiva
Quando: até 5 de dezembro. De terça a domingo, das 10h00 às 18h00.
Onde: Estação Pinacoteca - Largo General Osório, 66, Luz
Quanto: R$ 6,00
Informações: (11) 3335-4990 ou http://www.pinacoteca.org.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SP-Arte/foto oferece ciclo de encontros com a artista Denise Gadelha

(Foto: Divulgação)

Além dos lançamentos de livros e conversas com artistas, a edição deste ano da SP-Arte/foto oferecerá um ciclo de encontros com Denise Gadelha sobre o panorama da arte contemporânea.

O evento será realizado entre os dias nove e 11 de setembro, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Denise Gadelha é mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua como artista. Desde 2005, ela integra a equipe do Dynamic Encounters International Workshops. Em São Paulo, Gadelha vai ministrar aulas na Casa do Saber e no centro cultural B_Arco. A entrada é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados podem fazer a inscrição por meio do e-mail cultural@sp-arte.com. Confira abaixo a programação:

QUINTA-FEIRA / 9 SET / 14H00
ENCONTRO I:
A FOTOGRAFIA E O ESPÍRITO CONTESTADOR PÓS-MODERNO
A discussão terá como ponto de partida o momento de “descategorização” do objeto artístico, ocorrido na passagem das décadas de 1960 a 1970, no qual a tensão entre permanência e efemeridade produziu outros formatos de apresentação da obra. Abordaremos a exposição do documento como acontecimento artístico dando corpo às práticas conceituais, performance e Land Art, bem como conferindo status de ready-made à fotografia.

SEXTA-FEIRA / 10 SET / 14H00
ENCONTRO II:
A FOTOGRAFIA ENTRE O DOCUMENTO E A FICÇÃO
De um lado temos a frontalidade e objetividade da “fotografia quieta” que encontramos nas imagens  associadas à New Topographics, à Escola de Dusseldorf e à exposição organizada pela Tate Modern, Cruel and Tender. Do outro lado temos a “imagem construída”, happenings orquestrados para a câmera, tableau ou staged photography, ou ainda, como diria Coleman: o método dirigido. No entanto, Soulages acrescenta: do realismo ao irrealismo, da fotografia como reprodução à fotografia como criação, a ficção se mostra como ferramenta da razão

SÁBADO / 11 SET / 12H00
ENCONTRO III:
A REPRESENTAÇÃO QUE SE CONSTITUI ENQUANTO OBJETO
A fotografia contemporânea tem se dirigido à pintura, no que diz respeito à escala e seu modo de apresentação no espaço expositivo. No entanto, o legado da dissolução da própria noção de meio nos traz obras que não se reduzem à definição em uma categoria técnica específica. Jeff Wall se refere a existência de um continuum imagético em suas obras, no qual se fundem em uma mesma imagem conhecimentos da fotografia, é claro, mas também do cinema e da pintura, ainda que materializados sob a forma de objeto fotográfico. Chevrier propõe o termo “imagem-quadro” ao referir-se a imagens que conduzem à ambivalência da percepção de uma representação que é um objeto.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Fernando Pessoa ganha exposição interativa no Museu da Língua Portuguesa

(Imagem: divulgação)

O autor Fernando Pessoa ganha, a partir desta terça-feira, uma exposição interativa no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Esta será a primeira vez que o museu recebe uma personalidade de Portugal.

A mostra, chamada Fernando Pessoa, plural como o universo, ficará em cartaz até o dia 30 de janeiro. A curadoria da exposição é de Carlos Felipe Moisés e Richard Zenith.

Em entrevista à Folha de São Paulo, os organizadores afirmaram que o objetivo do evento é "levar o poeta à vida do cidadão que não o conhece".

O projeto cenográfico é de Hélio Eichbauer e a identidade visual da mostra será o mar. O livro Mensagem, de autoria do escritor, serviu de inspiração para o cenário.

Os poemas de Pessoa serão projetados em cinco cabines. Um labirinto destacará de forma lúdica trechos de poesias do português.

Serviço:
Fernando Pessoa, plural como o universo
Quando: até 30 de janeito. De terça a domingo, das 10h00 às 17h00.
Onde: Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/n, Centro
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3326-0775 ou http://www.visitefernandopessoa.org.br

domingo, 22 de agosto de 2010

Shopping Iguatemi recebe mostra 'De Hollywood para a Moda'

(Foto: Divulgação)

Muitas divas de Hollywood marcaram a história do cinema e da cultura geral pelo seu modo de vestir. Para celebrar a moda e a sétima arte, o Shopping Iguatemi, em São Paulo, organizou uma mostra focada em modelitos exclusivos usados por grandes atrizes em filmes memoráveis.

A exposição De Hollywood para a Moda, montada a partir da coleção do estilista e cinéfilo Gene London, traz peças raras como o clássico vestido esvoaçante que Marilyn Monroe usou no longa O Pecado mora ao lado, além do pomposo vestido usado por Grace Kelly em Ladrão de Casaca.

A coleção de London é composta por 60.000 peças e a mostra é uma iniciativa do Shopping Iguatemi em parceria com o canal TCM.

Serviço:
De Hollywood para a Moda
Quando: até 30 de agosto. Diariamente, das 10h00 às 22h00.
Onde: Shopping Iguatemi - Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3032-0011 ou http://www.iguatemisp.com.br/eventos/evento-2318.shtm

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Casa Triângulo recebe duas individuais simultâneas

(Foto: Divulgação)


A galeria Casa Triângulo, localizada em São Paulo, recebe a partir desta sexta-feira duas individuais simultâneas: Marcia Xavier, com a mostra Pára-Quedas, e Pier Stockholm, com a exposição INRI.

Pára-Quedas reúne 10 obras da artista mineira, que exploram, entre outras coisas, imagens do horizonte.  Sua série desconstrói, transforma e recria o encontro do céu com o mar.

Já os desenhos do peruano Stockholm intercalam imagens e surpreendem os expectadores com referências pluralistas, baseadas na arquitetura modernista, no fervor religioso cristão e até nos esportes radicais. Suas obras trazem transposições de imaginários e registram de forma surrealista aspectos do cotidiano.

INRI é composta por 9 desenhos, em médios e grandes formatos, em nanquim sobre papel vegetal.

Serviço: 
Pára-Quedas e INRI
Quando: até 11 de setembro. Terça a sábado, das 11h00 às 19h00.
Onde: Galeria Casa Triângulo - Rua Paes de Araújo, 77
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3167-5621 ou http://www.casatriangulo.com

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

São Paulo recebe SP-Arte/Foto em setembro

Divulgação

A próxima edição da SP-Arte/Foto, a maior feira de fotografia do país, ocorrerá entre os dias 9 e 12 de setembro, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. O evento é gratuito e reforça a ascensão e a importância da fotografia a partir dos anos 80.

O movimento é resultado não só do aumento pelo interesse na fotografia, mas também do esforço e trabalho que profissionais ligados ao meio estão empreendendo para promovê-la.

Em sua última edição, a terceira, ocorrida entre 10 a 13 de setembro de 2009, a SP-Arte/Foto reuniu 17 excepcionais galerias de arte e mais de 100 artistas, entre jovens talentos e nomes consagrados no circuito nacional e internacional.

As galerias que participam da SP-Arte/Foto 2010 são as seguintes: Arte 57 (SP), H.A.P. Galeria (RJ), FASS (SP), Galeria de Babel (SP), Galeria Luciana Brito (SP), Galeria Leme (SP), Baró Galeria (SP), Instituto Moreira Salles (RJ), Casa Triângulo (SP), Galeria Oscar Cruz (SP), Galeria Millan (SP), Pequena Galeria 18 (RJ), Bonni Benrubi Gallery (RJ), Galeria Nara Roesler (SP), Galeria da Gávea (RJ), Zípper Galeria (SP), 1500 Gallery (NY) e Galeria Motor (SP).

Serviço: 
SP-Arte/Foto
Quando: entre 9 e 12 de setembro. Quinta e sexta, das 16h00 às 22h00. Sábado e domingo, das 12h00 às 20h00.
Onde: Shopping Iguatemi - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, 9º andar. Acesso pelos elevadores centrais do shopping.
Quanto: Grátis
Informações: http://www.sp-arte.com/foto/

terça-feira, 17 de agosto de 2010

EMOÇÃO ART.FICIAL 5.0 traz tendências mais recentes da robótica

'Autoportrait', do trio Robotlab
O Itaú Cultural, por meio do núcleo de tecnologia Itaulab, realiza a cada dois anos uma mostra, cujo objetivo é dar espaço às tendências mais recentes da arte e tecnologia. O destaque, é claro, são os trabalhos que envolvem robótica.

Na edição deste ano, batizada EMOÇÃO ART.FICIAL 5.0, estão expostos 11 projetos, dos quais parte são de artistas brasileiros e parte de artistas internacionais.

Uma das obras de maior destaque da exposição é a Robotarium, um zoológico composto de cinco robôs, assinado pelo português Leonel Moura. Cada robô tem uma personalidade diferente e reage de forma singular à interação com os visitantes.

Já a Autoportrait, do trio Robotlab, da Alemanha, impressiona pela precisão. A máquina é capaz de reproduzir um retrato, através de um desenho, com base em um rosto qualquer. Robotlab é um grupo fundado em 2000 por Matthias Gommel, Martina Haitz e Jan Zappe, artistas interessados no uso
experimental e artístico de robôs industriais.

A edição deste ano do EMOÇÃO ART.FICIAL termina no dia 1ª de setembro.



Serviço:
EMOÇÃO ART.FICIAL 5.0
Quando: até 1ª de setembro. Terça a sexta, das 9h00 às 2oh00. Sábado, domingo e feriados, das 11h00 às 20h00.
Onde: Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149
Quanto: Grátis
Informações: (11) 2168-1776 ou http://www.emocaoartficial.org.br/

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Artista usa lixo eletrônico para criar retratos no formato de mosaicos

Lady Gaga, por J.M
A inspiração pode estar em qualquer lugar. Pelo menos é o que garante Jason Mecier, que há mais de 10 anos cria retratos de celebridades usando lixo como sua principal obra-prima.

O artista, que trabalha na Califórnia, nos Estados Unidos, decidiu, agora, criar uma série de retratos construídos com lixo eletrônico, como chips, controles remoto, placas e cabos. 

Entre suas obras recentes estão um pôster de Conan O'Brien e um retrato de Lady Gaga. 

Os trabalhos de Mecier podem ser encontrados em galerias de São Francisco e Los Angeles.   

Mais informações no site oficial do artista

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Coleção Pirelli/MASP homenageia George Leary Love e Luiz Hossaka

Gustavo Lacerda - Coleção Pirelli/MASP

A 18º edição da Coleção Pirelli/MASP traz 70 obras de fotógrafos brasileiros e faz homenagens póstumas ao americano George Leary Love (1937-1995), que entre as décadas de 60 e 90 atuou em São Paulo, e a Luiz Hossaka (1928-2009), fotógrafo do MASP desde os anos 50.

A nova edição da mostra prioriza o lado autoral de fotógrafos publicitários, fotojornalistas e um cineasta. Entre os artistas selecionados estão Ricardo Barcellos, Marlene Bergamo e Gustavo Lacerda, com a série Albinos, de 2009. Também fazem parte da exposição Rafael Jacinto, Pio Figueroa, João Kehl, Carol Lopes, entre outros.

A curadoria é assinada por uma comissão de especialistas, composta por Rubens Fernandes Junior, Boris Kossoy, Thomaz Farkas, Mario Cohen e Piero Sierra.

O objetivo da Coleção é destacar profissionais, cujos trabalhos são significativos para a fotografia brasileira.

Serviço: 
18º Coleção Pirelli/MASP
Quando: Até 3 de outubro. Terças, quartas, sextas, sábados e domingos das 11h00 às 18h00. Quintas das 11h00 às 20h00
Onde: Masp - Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César
Quanto: R$ 15,00 (grátis às terças)
Informações: (11) 3251-5644 ou http://www.masp.art.br/masp2010/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Galeria Luciana Brito recebe 'Made in China', de Ivens Machado

(Foto: Divulgação)

Ivens Machado, expoente da geração da década de 70, mostra na exposição Made in China um universo singular, composto por cinco esculturas inéditas. O artista exibe pela primeira vez trabalhos, fruto de uma ampla pesquisa de modelagem, que envolveu, entre outras coisas, o uso do papelão.

Machado já vinha desenvolvendo há algum tempo obras com materiais "pobres", como cimento, ferro, pedras e madeira, no entanto só agora essas novas formas serão exibidas em público.

O grande diferencial de seus trabalhos recentes é o apelo sensorial. A nova série do artista provoca os sentidos por explorar a estética das caixas de papelão.

Machado é conhecido pela versatilidade. Após se dedicar à videoarte, e se firmar como um dos pioneiros no gênero no país, o artista ganhou confiança e pode explorar com mais liberdade outras vertentes artísticas. Mas foi na década de 80, contudo, que Machado "se encontrou" e passou a se fixar na produção de esculturas.

O artista possui um vasto currículo, que inclui cinco participações na Bienal Internacional de São Paulo. Ele esteve presente também na XIII Bienal de Paris, na Novelle Bienal de Paris e em importantes mostras, como Bienal do Mercosul, em Porto Alegre. Seu trabalho faz parte de grandes acervos, como a Cisneros Fontanals Art, nos Estados Unidos, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu de Arte Moderna da Bahia.

Serviço: 
Made in China
Quando: Entre 16 de agosto e 11 de setembro. Terça a sexta, das 10h00 às 19h00, e sábado, das 11h00 às 17h00
Onde: Galeria Luciana Brito - Rua Gomes de Carvalho, 842, Vila Olímpia
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3842-0634 ou http://lucianabritogaleria.com.br

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

IAC recebe exposição de Sergio Camargo em homenagem ao aniversário póstumo do artista

Negro Belga 1980 (Foto: Divulgação)
O Instituto de Arte Contemporânea de São Paulo (IAC) apresenta a exposição Sergio Camargo: Claro Enigma. A mostra reúne esculturas do artista, que comemoraria 80 anos de idade em 2010. A curadoria é do professor de arte carioca Paulo Venancio Filho.

As 40 obras que compõem a exposição foram produzidas ao longo dos 40 anos de carreira de Camargo. Sua formação dispensa comentários. Depois de passar pela Academia Altamira, em Buenos Aires, Camargo cursou filosofia em Sorbonne e sociologia da arte em École des Hautes Études, em Paris.

Em 1963, ele recebeu o prêmio de escultura internacional da Bienal de Paris e, em 1965, foi premiado como o melhor escultor nacional, na Bienal Internacional de São Paulo. Suas obras "adornaram" muitos espaços públicos, como o Palácio do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, a Praça da Sé, em São Paulo, e o Banco do Brasil, em Nova York.

Segundo o curador da exposição, Claro Enigma mostrará “de modo livre e articulado, desobedecendo a qualquer sentido evolutivo ou cronologia, o rigor formal e a liberdade da forma que estrutura o processo escultórico de Sergio Camargo”.

A mostra trará ainda materiais de valor documental, como desenhos, anotações e fotografias. Para Filho, esses elementos criarão "uma atmosfera expositiva de ressonâncias e envolvimento".

Programas paralelos acontecerão durante a exposição. Além de palestras com o curador da mostra e convidados, o evento conta ainda com a exibição do documentário Se meu pai fosse de pedra, cuja direção é de Maria Camargo, filha do artista.

Serviço: 
Sergio Camargo: Claro Enigma
Quando: Entre 14 de agosto e 24 de outubro. Terça a sábado, das 10h00 às 18h00, e domingo, das 12h00 às 17h00
Onde: Instituto de Arte Contemporânea - Rua Maria Antônia, 242
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3255-2009 ou http://www.iacbrasil.org.br

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Regina Silveira é tema da série Ocupações

(Foto: Divulgação)
A artista gaúcha Regina Silveira é o tema mais recente da série Ocupações, do Itaú Cultural.  Desta vez, ao invés das conhecidas instalações audiovisuais, a mostra traz a criação da própria artista e foca em suas intervenções gráficas em diferentes arquiteturas.

Parte de seus trabalhos, produzidos para espaços públicos, serão exibidos na forma de maquete no museu.

A artista, um dos nomes mais recorrentes no país, tem mais de 50 anos de carreira e é conhecida por explorar diferentes materiais e linguagens artísticas.

A série Ocupações traz  as obras Lumen (2005), Derrapagens (2006), Derrapando (2004), Mundus Admirabilis (2007), Intro (2005), Irruption (2005), Desapariencia (2004), Frenazos (2004), Observatório (2005) e Irruption Series - Saga (2006).

Segundo o site do Itaú Cultural, as maquetes de Regina Silveira serão colocadas junto de fragmentos em tamanho natural dos trabalhos reais.

Serviço: 
Ocupação Regina Silveira
Quando: até 2 de setembro. Terça a sexta, das 10h00 às 21h00; sábado, domingo e feriados, das 10h00 às 19h00.
Onde: Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149
Quanto: Grátis
Informações: (11) 2168-1776 ou http://www.itaucultural.org.br/

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Alemã Rebecca Horn ganha primeira individual em São Paulo

(Foto: Divulgação)

Rebecca Horn, um dos nomes mais importantes da arte contemporânea alemã, ganha sua primeira individual em São Paulo. Suas criações brincam com os antônimos: realismo e surrealismo, política e lirismo, alargamento e diminuição.

A artista já esteve no Brasil antes para uma exibição no CCBB, do Rio de Janeiro. Agora, meses depois, chega a São Paulo com a exposição Rebelião em Silêncio, composta por seis vídeos e 18 instalações.

Horn foi uma das pioneiras no uso da tecnologia, ainda na década de 70. Ela já produziu instalações curiosas, capazes de mexer com antigos desejos humanos. Esse é o caso de uma máquina criada pela artista que possibilita a qualquer pessoa ganhar asas com penas de pavão.

Outra instalação conhecida da alemã é a Concerto para Anarquia, onde um piano fica suspenso de ponta-cabeça no teto.

Rebelião em Silêncio pode ser considerada uma retrospectiva da variada produção de Horn, que já chegou a dirigir uma ópera de Strauss, na Alemanha. A mostra é uma versão da exposição que a artista exibiu, em 2009, no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, no Japão.

A curadoria é do produtor e diretor de documentários Marcello Dantas.

Serviço:
Rebelião em Silêncio
Quando: até 3 de outubro. Terça a domingo, das 10h00 às 20h00.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil - Rua Álvaro Penteado, 112, Centro
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3113-3651 ou http://bit.ly/kHMyM

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

iPad é a nova tela dos artistas inovadores

(Foto: Divulgação)

Os trabalhos acima podem facilmente ser confundidos com pinturas a óleo ou aquarelas, no entanto eles foram concebidos no iPad, o tablet da Apple.

As figuras foram criadas a partir do uso de dedos e de aplicativos como Brushes, ArtStudio e Sketchbook Pro. O dispositivo tecnológico está atraindo a atenção de artistas já estabelecidos, que preferem abandonar as tradicionais telas a favor do tablet.

Muitas das obras já estão ganhando valor mercadológico e sendo vendidas na Grã-Bretanha por milhares de libras.

Corliss Blakely, de 59 anos, é uma dessas artistas que optou por disponibilizar suas pinturas na internet - ela trabalhava com tinta a óleo antes de mudar para a "plataforma menos tradicional". Atualmente, suas reproduções são vendidas por até 220 libras na Inglaterra e região.  

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Tempo e movimento marcam individual de Raul Mourão

33' 10" + 30' 56" 

Acontece nesta quinta-feira, em São Paulo, a abertura da exposição Cuidado Quente, assinada pelo carioca Raul Mourão. A mostra, que estreia na galeria Nara Roesler, é a primeira individual do artista e reúne 11 esculturas de aço, que se movimentam aos ser tocadas pelo espectador.

As formas geométricas são dos mais variados gêneros e balançam no ar, de acordo com o seu próprio peso.  Segundo edição desta quarta-feira do jornal Folha de São Paulo, "o único dado concreto dos trabalhos é o tempo, cujos títulos reproduzem a duração em minutos e segundos do movimento pendular que cada obra percorre no espaço".

A abordagem do artista é inédita e suas peças propõem uma nova contemplação a partir da interação dos visitantes.

As esculturas cinéticas, cujo peso varia de 60 a 240 quilos, foram apresentadas ao público pela primeira vez no Atelier Subterrânea, em Porto Alegre, e desembarcam em São Paulo para uma temporada de um mês. Segundo entrevista de Mourão dada ao jornal O Globo, o trabalho cresceu - literalmente - e já indica uma escala maior...talvez urbana.

O crítico Jacopo Crivelli Visconti ressalta que a nova série do artista é um desdobramento quase natural da inevitável animação de objetos tão cheios de vida.



Serviço:
Cuidado Quente
Quando: até 4 de setembro. Segunda a sexta, das 10h00 às 19h00, e sábado, das 11h00 às 15h00.
Onde: Galeria Nara Roesler - Avenida Europa, 655, Jardim Europa
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3063-2344 ou http://www.nararoesler.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Raio-X mostra flores como nunca foram vistas antes

(Foto: Divulgação)

Costuma-se dizer por aí que a beleza é algo exterior, no entanto as imagens capturadas pelo artista britânico Hugh Turvey mostram exatamente o contrário. Ele usou uma técnica pioneira de fotografia para registrar radiografias de flores.

"É como tornar o mundo transparente no intuito de revelar a sua verdadeira estrutura e forma", disse Turvey ao jornal da Grã-Bretanha Daily Mail. "Essa é uma curiosidade natural do ser humano", completou.

A técnica foi estudada por anos pelo artista. O primeiro contato com o raio-X aconteceu em 1996, quando Turvey precisou fotografar um crânio para um amigo músico que queria usar a imagem na capa de seu álbum.  Agora, 14 anos mais tarde, ele usa a técnica experimental para compor uma verdadeira forma de arte.

"Eu fui movido pela minha curiosidade. É como descobrir o mundo em volta de nós mesmos. Desde criança eu gostava de saber como as coisas funcionavam por dentro", contou Turvey. "O raio-X é uma maneira de obter esse conhecimento e transformá-lo em arte", justificou o britânico.

Turvey contou com a ajuda do Instituto Britânico de Radiologia para desenvolver o projeto. A parceria com a organização lhe rendeu ainda um novo grande desafio, onde ele usará a técnica para educar os homens sobre o câncer de próstata.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

National Geographic em fotos

(Foto: Andrew Henderson/Divulgação)

Sustentabilidade é o tema central da exposição Fora da Ordem: Fotografias da National Geographic. A mostra reúne o trabalho de fotógrafos que atuam na revista de mesmo nome como Paolo Pellegrin, John Stanmeyer e Lynn Johnson.

Ao todo são 50 fotos, que abordam de alguma forma os efeitos da poluição, do aquecimento global e do consumo descontrolado de energia. O objetivo da exposição é chamar a atenção para o uso racional dos recursos naturais que o planeta oferece. 

Jodi Cobb e Michael S. Yamashita também estão entre os fotógrafos que compõem a mostra. A curadoria é de Eder Chiodetto.

O documentário Seis Graus que Podem Mudar o Mundo, narrado pelo ator Alec Baldwin e produzido pelo canal de televisão NatGeo (National Geographic), completa a exposição. 

Serviço:
Fora da Ordem: Fotografias da National Geographic
Quando: até 22 de agosto. Terça a sexta, das 10h30 às 21h30, e sábado e domingo, das 10h30 às 18h30.
Onde: Sesc Pinheiros Térreo e 3º andar - Rua Paes Leme, 195, Pinheiros
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3095-9400 ou http://www.sescsp.org.br/sesc/