terça-feira, 27 de julho de 2010

Em nova individual, Vik Muniz mostra o que está "por trás" de obras famosas



Verso, a nova mostra individual de Vik Muniz, é a mais recente atração para os paulistanos. A exposição, que acontece na Galeria Fortes Vilaça, traz oito objetos tridimensionais, cujo objetivo é reproduzir fielmente o verso de obras célebres de artistas renomados, como Picasso, Van Gogh, Seurat, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, entre outros.

Muniz contou com a ajuda de grandes museus como MoMA e Guggenheim, no exterior, e Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM do Rio de Janeiro e MASP, no Brasil. Foi por meio dessas instituições que ele pode estudar os quadros escolhidos para o trabalho.

A intenção do artista brasileiro radicado em Nova York é mostrar aos visitantes um pouco dos bastidores de uma exposição de arte, já que é atrás dessas obras que está toda sua trajetória. É no verso da cada quadro que estão adesivos de museus e selos que atestam sua autenticidade e também onde é possível perceber algumas marcas de desgaste do tempo.

Todos os detalhes foram transpostos com fidelidade. A própria disposição dos quadros lembra uma mostra ainda em montagem: os trabalhos ficam no chão e não fixados na parede.

Em 2008, Verso foi exibida em Nova York e, agora, dois anos depois, desembarca no Brasil com "reproduções" de artistas locais.

Serviço:
Verso
Quando: entre 30 de julho e 11 de setembro. Terça a sábado, das 10h às 19h.
Onde: Galeria Fortes Vilaça - Rua Fradique Coutinho, 1500, Vila Madalena
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3032-7066 ou http://www.fortesvilaca.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário