sexta-feira, 30 de julho de 2010

Das paredes dos metrôs de NY para o mundo


Um dos ícones da cultura urbana de Nova York, Keith Haring (1958-1990) conquistou o mundo das artes depois de usar as paredes dos metrôs da cidade como sua principal tela.

Seus desenhos despretensiosos, que se tornaram populares na década de 80, invadiram galerias em vários países e acabaram tornando-se uma espécie de suporte de vários outros objetos, como roupas, murais etc.

Considerado uma inspiração para os grafiteiros contemporâneos, Haring ganha uma retrospectiva com 94 gravuras em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os trabalhos que compõem a mostra vão de serigrafias e litografias a xilogravuras.

O artista americano morreu aos 31 anos, por causa de complicações relacionadas à AIDS. Apesar de sua carreira ter sido muito breve, Haring até hoje influencia a moda. No começo deste ano, a fundação batizada com seu nome, em parceria com Tommy Hilfiger, lançou uma coleção de sapatos inspirados no artista. Desde sua morte, no começo dos anos 90, a Keith Haring Foundation presta assistência às organizações que pesquisam a doença.




Em 1983, o nova-iorquinho esteve no Brasil para participar da Bienal de São Paulo.

Serviço:
Keith Haring - Selected Works
Quando: até 5 de setembro. Terça a sábado, das 9h00 às 21h00, e domingos e feriados, das 10h00 às 21h00.
Onde: Caixa Cultural - Galeria Vitrine da Paulista - Avenida Paulista, 2083 (Conjunto Nacional)
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3321-4400 ou http://www.caixacultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário