quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SP-Arte/Foto é destaque de especial da revista 'Brasileiros'

Foto: Blog SP-Arte
A revista Brasileiros trouxe em sua edição de setembro um especial de arte. Um dos destaques desse encarte é a feira SP-Arte/Foto, o maior evento de fotografia do Brasil.

A reportagem da jornalista Leonor Amarante faz um panorama do mercado de fotografia brasileiro e chama a atenção para o evento, responsável por revelar novos nomes, bem como destacar trabalhos de artistas já reconhecidos no país.

Confira, abaixo, um trecho da matéria. Para ler o artigo na íntegra - e contemplar outras reportagem que enaltecem a fotografia no Brasil -, acesse o site da revista Brasileiros.

"Esta quarta edição da SP-Arte/Foto atraiu centenas de artistas, de 18 galerias, vinda de vários estados do Brasil. Em uma profusão de imagens, a feira é a prova de que para muitos fotógrafos não basta o mero registro da foto, eles querem intervir plasticamente no resultado, como faz Hirosuke Kitamura, japonês radicado na Bahia depois que veio ao Brasil em 1990, ligado a um projeto de intercâmbio. Há outros que mergulham fundo com seus personagens para clicá-los em seu estado de fruição, como faz Pedro Motta que documenta a região do Médio Jequitinhonha que foi submersa. Há ainda os que querem intervir na natureza como Massimo Vitale.
Nesta edição da SP-Arte/Foto, a maior feira de fotografia do País, também registra o momento mágico dos anos de 1980, quando aparecem jovens inovadores como Cássio Vasconcelos, com suas intervenções plásticas, e outros mais recentemente, como Valentino Fialdini, que vem de uma família de fotógrafos, assim como Lucas Simões. Ao lado deles, podemos confrontar famosos internacionais como Marina Abramović ou Sarah Lucas.
Durante os cinco dias em que dura a feira, reunindo em um mesmo território fotógrafos de perfis diferentes, galeristas de vocações tão díspares como seus elencos, cria-se uma zona de transcendência, que nos contacta com um bom momento da fotografia. Dentro desse caleidoscópio, o fotógrafo carioca Ricardo Fasanello inventa janelas transitórias, para compor uma poética quase abstrata. A simbiose entre foto e pintura encontra uma de suas boas fusões na fotografia de Albano Afonso, que logo no início de sua trajetória já optou por esse percurso.
Ao expor, por vezes, obras de um mesmo artista representado em mais de um espaço, a SP-Arte/Foto acaba oferecendo aos visitantes e colecionadores dados complementares sobre os artistas. O que poderia ser repetitivo pode ser um dispositivo para se ter uma leitura mais aprofundada da produção do fotógrafo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário