(Foto: Divulgação) |
O Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema, traz à cidade de São Paulo, pela primeira vez na história, os desenhos criados pelo cineasta Akira Kurosawa para seus filmes, conhecidos tecnicamente como storyboards.
Cerca de 80 ilustrações fazem parte da mostra. Os trabalhos são claras referências às obras cinematográficas consagradas como Kagemusha (1980), Ran (1985), Dreams (1990), Rhapsody in August (1991), Madadayo (1993) e The Sea Watches (2002).
A exposição comemora o centenário de Kurosawa, que faleceu em 1998. Antes de chegar à capital, a mostra passou pelo Tokio Metropolitan Museum of Photography, no Japão.
O talento para as artes plásticas foi identificado cedo, aos 18 anos. No entanto, ao se consagrar no cinema, o mestre japonês deixou de lado as pinturas e pôs fim em seu trabalhos queimando-os completamente.
A decisão de voltar às artes plásticas foi tomada cerca de 50 anos depois, durante a produção do filme Kagemusha. Após enfrentar uma série de problemas orçamentários, Kurosawa optou por registar suas
ideias na forma de pinturas, como uma garantia, caso o projeto fosse interrompido prematuramente.
Serviço:
Kurosawa – Criando imagens para cinema
Quando: de 23 de outubro a 28 de novembro. Terça a domingo, das 11h00 às 20h00.
Onde: Instituto Tomie Ohtake - Rua Coropés, 88, Pinheiros
Quanto: Grátis
Informações: (11) 2245-1900 ou http://www.institutotomieohtake.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário