quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SP-Arte é destaque no 'Financial Times'

(Foto: Divulgação)
A SP-Arte, uma das mais importantes feiras de arte da América Latina, foi citada na última quarta-feira pelo periódico econômico Financial Times.

O jornal britânico exaltou o mercado local e ressaltou o destaque que artistas brasileiros têm ganhado no cenário global.

Segundo a reportagem de Georgina Adam, o país tem testemunhado uma positiva proliferação de museus e centros de arte sem fins lucrativos, especialmente a partir do início da década de 80.

Para ilustrar a situação atual do setor, Adam destacou a Bienal de São Paulo, que espera receber até dezembro mais de 1 milhão de visitantes.

A reportagem também chamou a atenção para a SP-Arte. Em entrevista ao periódico, Fernanda Feitosa, diretora da feira, afirmou que "nos últimos dez anos os brasileiros têm participado de feiras internacionais" e, consequentemente, contribuído para o desenvolvimento do mercado local.

A matéria cita ainda alguns fatos curiosos. Beatrix Milhazes, ressalta Adam, é a artista brasileira viva que mais faturou com a venda de uma obra. Seu quadro O Mágico (2001) foi vendido, em 2008, por mais de 1 milhão de dólares em Nova York, nos Estados Unidos.

A reportagem na íntegra você confere aqui (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário