quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Guia SP-Arte: Galeria Emma Thomas recebe mostra 'Armas Brancas'

(Foto: Divulgação)
A galeria paulista Emma Thomas recebe até o dia 23 de outubro a exposição Armas Brancas, de Larte Ramos. A mostra do artista é composta por 100 armas de fogo inspiradas em brinquedos e produzidas
em cerâmica.

Bicolor, a exposição explora a interação humana com objetos, como os calçados de cerâmica camuflados da Kichute e Converse All Star.

O artista já mostrou trabalhos no Paço das Artes e Itaú Cultural, ambos em São Paulo; no Palácio das Artes e no Museu de Arte da Pampulha, ambos em Belo Horizonte; e no Stedelijk Museum, na Holanda.

Serviços:
Armas Brancas
Quando: até 23 de outubro. Terça a sexta, das 11h00 às 19h00 e, sábado, das 11h00 às 17h00
Onde: Rua Barra Funda, 216 – Barra Funda
Quanto: Grátis
Informações:  (11) 3666-6489 ou www.emmathomas.com.br

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Guia SP-Arte: Galeria Oscar Cruz recebe o melhor da arte contemporânea

(Foto: Divulgação)
A galeria Oscar Cruz, em São Paulo, recebe o melhor da arte contemporânea em sua exposição Contemporary Art III. A mostra reúne importantes nomes da vídeoinstalação, fotografia e pintura. Entre os artistas selecionados estão Tracey Emin, Marianne Hugonnier, Bill Viola, Hernan Bas, Michael Raedecker, Subodh Gupta, Michael Wesely e Michael Stubbs.

Contemporary Art III não tem a intenção de traçar uma linha de curadoria a fim de interconectar todos os artistas que compõem a mostra, no entanto aposta nos trabalhos - muitos notórios - para dar ao evento a sensação de homogeneidade.

A exposição inédita no Brasil acontece em paralelo à mostra que reúne as argentinas Martin Legon, Nicanor Araóz e Luciana Lamothe, também na Oscar Cruz.

Serviços: 
Contemporary Art III
Quando: até 16 de outubro. Terça a sexta, das 11h00 às 19h00 e, sábado, das 11h00 às 17h00
Onde: Rua Clodomiro Amazonas, 526, Itaim Bibi
Quanto: Grátis
Informações:  (11) 3167-0833 ou www.galeriaoc.com 

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Guia SP-Arte: Exposição 'Manuscript Replica' exalta a inutilidade dos diplomas

(Imagem: Divulgação)

A artista Mariana Martins apresenta até o dia 16 de outubro, na galeria Choque Cultural, a exposição Manuscript Replica. A mostra, composta de 20 obras, acontece em paralelo à Bienal e traz peças produzidas com diferentes grafias - uma menção à música Rolodex propaganda, da banda At the Drive-In, como ressalta a autora.

Inspirada pelo trabalho do cartunista romeno Saul Steinberg, Martins explora o estudo da caligrafia em seus projetos e questiona o valor do diploma na sociedade contemporânea. “Busco, embora de forma divertida, questionar a função de um diploma no cenário atual da educação. Diploma é ou não necessário? Confere ou não autenticidade à profissão e talento dos indivíduos? A inteligência não é mensurável!”, conta a artista ao site da Choque Cultural.

O trabalho de Martins tem como característica o uso constante de lacres, selos postais, embalagens de cigarros e outras colagens. Todos seus diplomas possuem clássicas molduras, a exemplo do que ocorre com os documentos reais.

Sobre a exposição, a artista explica: "Todo tipo de classificação humana dita 'científica' sempre me irritou e me deixou sentindo um cheiro de fascismo. Provas de escola, testes de Q.I., médicos que sabem definir a fisionomia de um malfeitor por medidas ergonômicas… Os diplomas são a imagem mais estética e patética dessas classificações. Suas autenticações rococós e aspecto falsamente vetusto, no fundo querem simplesmente dizer 'eu sou mais que você'. Os diplomas são obras hipócritas, nas quais o mais importante é criar uma aura de autenticidade e credibilidade, não importando realmente, o significado do título que aufere".

Serviços:
Manuscript Replica
Quando: até 16 de outubro. Terça a sábado, das 12h00 às 19h00.
Onde: Rua João Moura, 997, Pinheiros
Quanto: Grátis
Informações:  (11) 3061-4051 ou www.choquecultural.com.br

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

'Birds on The Wires' chega à semifinal de concurso do Guggenheim

(Reprodução)
O delicado vídeo Birds on The Wires, do brasileiro Jardas Agnelli, é um dos semifinalistas do concurso YouTube Play, promovido pelo YouTube em parceria com o museu Guggenheim. A ideia do trabalho, segundo o músico, um dos participantes do TEDx São Paulo, surgiu a partir de uma foto, publicada no jornal O Estado de São Paulo.

O objetivo do concurso é destacar obras de videoarte produzidas em todo o mundo. Ao todo, são 20 vagas, que serão disputadas entre 125 produções - apenas cinco da América Latina.

Os semifinalistas podem ser conferidos na página do YouTube Play e nas quatro sedes do Guggenheim, em Nova York, Bilbao, Berlim e Veneza.

Os curadores do museu escolheram os 125 semifinalistas entre mais de 23.000 participantes de 91 países do mundo inteiro. Os 20 finalistas serão apresentados em um evento, no dia 21 de outubro, no Guggenheim de NY. A escolha dos melhores trabalhos será feita por um júri comandado por Nancy Spector, subdiretora da Fundação Solomon R. Guggenheim. Os vídeos poderão ser assistidos entre os dias 22 e 24 de outubro em uma sala da sede nova-iorquina ou no canal do concurso.

Assista a seguir o vídeo Birds on The Wires:

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Guia SP-Arte: Galeria Berenice Arvani recebe exposição '4rtistas'

(Divulgação)

A galeria Berenice Arvani, em São Paulo, receberá até o dia 15 de outubro, em São Paulo, a mostra 4rtistas.

O evento, mais um dos que ocorrem em paralelo à Bienal, reúne trabalhos de Pitágoras Lopes Gonçalves, Vera Goulart, Bettina Vaz Guimarães e Egídio Rocci.

Quem assina a curadoria da exposição é Celso Fioravante.

Serviços: 
4rtistas
Quando: até 15 de outubro. Segunda a sexta, das 10h00 às 19h00.
Onde: Rua Oscar Freire, 540
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3088-2843 ou www.galeriaberenicearvani.com

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Guia SP-Arte: Fotógrafo do Foto Cine Clube Bandeirante é destaque da Pinacoteca

(Divulgação: Pinacoteca)

Gaspar Gasparian, um dos fotógrafos mais importantes do Brasil - e um dos últimos representantes do Foto Cine Clube Bandeirantes, um grupo de fotografia fundado em 1939 -, será um dos destaques da Pinacoteca do Estado de São Paulo e integra a agenda de eventos que acontecem na cidade em paralelo à Bienal.

A mostra, que acontece até o dia 14 de novembro, traz 150 trabalhos de Gasparian, todos em preto e branco, realizados entre 1940 e 1950. A exposição conta também com um conjunto iconográfico de documentos, diplomas e álbuns de família.

Influenciado pela estética pictorialista, Gasparian apresenta ao público muitas obras de natureza-morta. Entre o material disponível estão também fotografias acadêmicas, com alto contraste.

Alguns trabalhos do fotógrafo, realizados enquanto frequentava o Foto Cine Clube Bandeirante, na década de 40, trazem experimentos com reflexos e vidros e podem ser conferidos de perto na exposição.

Serviços:
Gaspar Gasparian – Um Fotógrafo
Quando: até 14 de novembro. Terça a domingo, das 11h00 às 18h00.
Onde: Rua Paes de Araújo, 77, Itaim Bibi
Quanto: R$ 6,00 (grátis aos sábados)
Informações: (11) 3324-1000 ou www.pinacoteca.org.br 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Guia SP-Arte: Galeria Triângulo recebe individual de Eduardo Berliner

(Imagem: Divulgação)

A galeria Triângulo é mais um destino àqueles que gostam de arte e estarão na cidade durante a 29º Bienal Internacional de São Paulo. O espaço recebe a exposição individual do artista Eduardo Berliner, composta por 17 pinturas em óleo sobre tela e três desenhos sobre papel.

O texto é assinado por Daniela Labra, quem também responde pela curadoria.

O artista, que recentemente passou a ter obras em galerias renomadas internacionalmente, como a Saatchi Gallery, na Inglaterra, e na Drake Collection, na Holanda, mostra ao público sua recente produção. Para a curadora Labra, "a palheta cromática desta mostra engana o olhar, com sua frieza e tons mais sóbrios que aqueles de séries anteriores."

Berliner nasceu no Rio de Janeiro e destaca-se atualmente como um dos artistas mais importantes das artes visuais no Brasil.


Serviços:
Eduardo Berliner
Quando: até 16 de outubro. Terça a sábado, das 11h00 às 19h00.
Onde: Rua Paes de Araújo, 77, Itaim Bibi
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3167-5621 ou www.casatriangulo.com

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Guia SP-Arte: Bienal transforma São Paulo na cidade da arte

Rochelle Costi

Começou a temporada de artes em São Paulo. A 29º Bienal Internacional, que acontece entre os dias 25 de setembro e 12 de dezembro, no Parque do Ibirapuera, traz consigo uma série de atividades paralelas, organizadas em museus e galerias da cidade. Ao longo das próximas semanas, vamos divulgar por aqui as exposições mais bacanas, no intuito de ajudá-lo a organizar a agenda. Começamos com  a programação dos artistas representados pela galeria Luciana Brito.  Confira a programação:

Rochelle Costi e Geraldo de Barros
29º Bienal Internacional de São Paulo
25 de setembro a 12 de dezembro
Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Parque do Ibirapuera, s/n, portão 3

Eder Santos, Eduardo Verderame, Lucas Bambozzi, Niura Bellavinha, Tiago Tebet e Rafael Carneiro
Paralela
22 de setembro a 28 de novembro
Liceu de Artes e Ofício
Rua Jorge de Miranda, 676, Luz

Leandro Erlich e Ricardo Basbam
Lugar Algum
Até 7 de novembro
SESC Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiro

Caio Reisewitz
As Construções de Brasília
De 27 de setembro a 25 de janeiro
Galeria de Arte do Sesi
Avenida Paulista, 1313

Waldemar Cordeiro, Regina Silveira e Lucas Bambozzi
TÉKHNE
Até 14 de novembro
FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado
Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

Delson Uchôa e Mônica Nador
Ponto de Equilíbrio
Até 14 de novembro
Instituto Tomie Ohtake
Avenida Faria Lima, 201

Rochelle Costi
Pele - Projeto Parede
Até 19 de dezembro
MAM - Museu de Arte Moderna
Parque do Ibirapuera, s/n, portão 3

Regina Silveira
Ocupação
Até 2 de outubro
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149

Vários artistas
Por aqui formas tornam-se atitudes
Entre 30 de setembro e 30 de novembro
SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, Vila Mariana

Lucas Bambozzi
Crossing
Até 7 de novembro
Paço das Artes
Avenida da Universidade 1, Cidade Universitária/USP

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Galeria Vermelho recebe individuais de Lia Chaia e Marcelo Cidade

Divulgação
Os eventos que acontecem paralelamente à Bienal já estão agitando a cidade de São Paulo. A Galeria Vermelho, por exemplo, recebe até o dia 9 de outubro individuais de Lia Chaia e Marcelo Cidade.

A mostra, batizada Avant-Gard is not dead e Anônimo, traz trabalhos dos dois artistas e antecede um dos maiores eventos artísticos de São Paulo.

Enquanto Cidade faz uma revisão das vanguardas modernistas, com objetos que vão de cadeiras a ratoeiras,  Chaia trata da relação entre o corpo e a arquitetura da cidade.

Serviços:
Avant-Gard is not dead e Anônimo
Quando: até 9 de outubro. Terça a sexta, das 10h00 às 19h00 e, sábado, das 11h00 às 17h00.
Onde: Rua Minas Gerais, 350
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3138-1520 ou http://www.galeriavermelho.com.br

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Galeria Virgilio inaugura mostra 'Incompletudes'


Divulgação
A Galeria Virgilio recebe a partir deste domingo, dia 19, a mostra Incompletudes, cuja curadoria é de Mario Gioia.

Para Gioia, os artistas incluídos na exposição, em sua maioria jovens, podem dialogar com o staff da galeria e gerar diálogos fecundos. 

Entre os convidados estão Amalia Giacomini, Ana Paula Oliveira, Ana Sario, Beatriz Toledo, Carla Chaim, Celina Yamauchi, Deborah Engel, Edith Derdyk, Fábio Okamoto, Fernanda Figueiredo e Eduardo Mattos, Fernando Vilela, Flávio Cerqueira, Gabriela Mureb, Galeria Experiência, Hugo Houayek, Julia Kater, Marcelo Solá, Mariana Serri, Marina Camargo, Martinho Patrício, Maura Bresil, Monica Rubinho, Renata de Bonis, Renata Pedrosa, Sidney Philocreon, Sofia Borges, Thais Beltrame, Thereza Salazar e Thiago Honório.

"Uma imagem-síntese de Beatriz Toledo, uma escada que parece flutuar numa paisagem nevada, diz muito sobre Incompletudes. A artista paulistana, em viagem à Finlândia, registrou cenas cuja estranheza se aproxima das captadas em sua cidade natal", cita Gioia no texto de apresentação, publicado no site oficial da galeria.

A mostra é gratuita e fica em cartaz até o dia oito de outubro.

Serviço:
Incompletudes
Quando: Entre 19 de setembro e 8 de novembro. Segunda a sexta, das 10h00 às 19h00 e, sábado, das 10h00 às 17h00.
Onde: R. Virgílio de Carvalho Pinto, 426. Pinheiros
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3061 2999 / 2372-2999 ou http://www.galeriavirgilio.com.br/ 

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Baró Galeria recebe quatro mostras às vésperas da Bienal

Claudia Jaguaribe - Os Seus Caminhos

A Baró Galeria já entrou no clima da 29ª Bienal de Artes de São Paulo e está preparando quatro exposições às vésperas do evento.

A mostra na galeria paulista reunirá trabalhos dos artistas Carlos Fajardo, Claudia Jaguaribe, David Medalla e Adam Nankervis. A exposição incluirá também obras dos Irmãos Campanas.

O vídeo inédito Cinema Mudo, de Carlos Fajardo, será exibido com exclusividade na mostra. Já a artista Jaguaribe trará à tona uma importante discussão sobre a percepção humana em relação a água e a natureza com a instalação Os Seus Caminhos.

As atrações internacionais ficam por conta do filipino David Medalla e do australiano Adam Nankervis. Ambos farão uma homenagem a Hélio Oiticica, Lygia Clark e Lygia Pape.      

A exposição na Baró Galeria acontece entre os dias 18 de setembro e 27 de novembro.

Serviço:
Baró Galeria
Quando: Entre 18 de setembro e 27 de novembro. Segunda a sexta, das 11h00 às 19h00 e, sábado, das 11h00 às 17h00.
Onde: Rua Barra Funda, 216, Barra Funda
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3666-6489 ou www.barogaleria.com

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Quando a arte se funde ao rock'n'roll

Divulgação
A relação entre a arte e o rock'n'roll sempre foi bastante estreita. Pelo menos é o que afirma Jérôme Sans, curador da exposição It's Not Only Rock'n'Roll, Baby!, que acontece no museu Triennale Bovisa, em Milão, na Itália, até o próximo dia 26. 

Além da exibição de filmes, a mostra conta com pinturas, colagens e fotografias de alguns dos mais conhecidos músicos do gênero de todos os tempos. 

It's Not Only Rock'n'Roll, Baby! traz à tona um pouco da história de astros de rock que também se manifestaram nas artes visuais, mostrando como a conversa entre as artes plásticas e a música é possível. 

A primeira edição da exposição ocorreu no Bozar, em Bruxelas, na Bélgica, no ano de 2008.

Entre os rockers-artistas estão Patti Smith, Pete Doherty e Antony and the Johnsons. Mais informações podem ser adquiridas no site oficial do museu (em italiano).  

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Galeria Luciana Brito recebe série 'Esqueceu de Beber Água, Agora Chora de Sede'

Caio Reisewitz

A galeria Luciana Brito, uma das instituições que marcaram presença na quarta edição da SP-Arte/Foto, recebe a partir deste domingo, 19, a série Esqueceu de Beber Água, Agora Chora de Sede, de Caio Reisewitz.

A mostra é composta por sete fotografias, que mostram paisagens com cachoeiras. As imagens foram registradas no sul do país e questionam o impacto da água no nosso dia a dia.

Dois trabalhos de Reisewitz estavam expostos na SP-Arte/Fotos. Mais informações sobre a série inédita podem ser encontradas no site oficial da Galeria Luciana Brito.

Serviço:
Esqueceu de Beber Água, Agora Chora de Sede
Quando: Entre 19 de setembro e 30 de outubro. Terça a sexta, das 10h00 às 19h00, e sábado, das 11h00 às 17h00
Onde: Galeria Luciana Brito - Rua Gomes de Carvalho, 842, Vila Olímpia
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3842-0634 ou http://lucianabritogaleria.com.br

sábado, 11 de setembro de 2010

SP-Arte/Foto: Livro 'Boris Kossoy: fotógrafo' será lançado neste sábado em evento

(Foto: Divulgação)

O livro Boris Kossoy: fotógrafo será lançado, neste sábado, durante a 4ª edição da SP-Arte/Foto, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. A publicação da editora Cosac Naify revela a face de fotógrafo-autor de Kossoy, considerado um dos mais notórios historiadores da fotografia no Brasil.

Foi ele quem reescreveu a trajetória de Hercule Florence, fotógrafo francês radicado no Brasil, responsável por uma série de experiências fotoquímicas e pioneiro ao empregar o termo "photographie", ainda no início do século XIX.

O livro, uma coedição da Cosac Naify, Imprensa Oficial e Pinacoteca do Estado de São Paulo, conta ainda com a apresentação de Jorge Coli.

O lançamento acontece neste sábado, às 19h00, no espaço Cosac Naify, na SP-Arte/Foto.

Na sexta-feira, foi lançado pela editora, em seu espaço na SP-Arte/Foto, o livro Apreensões, de Bob Wolfenson. Entre os convidados estavam Cacá Rosset, Bruna Lombardi, Carlos Alberto Riccelli, Alfredo Setubal e  Samuel Seibel.

Serviço:
SP-Arte/Foto
Quando: até 12 de setembro. Quinta e sexta, das 16h00 às 22h00. Sábado e domingo, das 12h00 às 20h00.
Onde: Shopping Iguatemi - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, 9º andar. Acesso pelos elevadores centrais do shopping.
Quanto: Grátis
Informações: http://www.sp-arte.com/foto/

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

SP-Arte/Foto 2010: exposição segue até o dia 12

Instalação criada pelo escritório de arquitetura da Patrícia Martinez, especialmente, para a SP-Arte/Foto 

(Crédito: Janete Longo)

Serviço:
SP-Arte/Foto
Quando: até 12 de setembro. Quinta e sexta, das 16h00 às 22h00. Sábado e domingo, das 12h00 às 20h00.
Onde: Shopping Iguatemi - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, 9º andar. Acesso pelos elevadores centrais do shopping.
Quanto: Grátis

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ícones da fotografia marcam presença na abertura da SP-Arte/Foto

Divulgação: SP-Arte/Foto
A abertura da SP-Arte/Foto, que aconteceu nessa quarta-feira, contou com a presença de grandes nomes da fotografia, como Duran e Helio Campos Mello. Enquanto conferiam a exposição, eles discutiram assuntos pertinentes ao universo da arte fotográfica e comentaram sobre o desafio de produzir um trabalho de qualidade nos dias de hoje.

O questionamento sobre o que fotografar, como mostrar e o que pensar no momento da concepção de um projeto também foi pauta dos experientes fotógrafos.

O clima de convergência artística foi estopim para que o maestro João Carlos Martins fizesse uma proposta bastante interessante à dupla. Martins sugeriu que o trio -  Duran, Mello e ele - unisse música à arte no intuito de criar um produto único, capaz de se adequar às diferentes vertentes culturais.

Nesta quinta foi a vez da pesquisadora Denise Gadelha falar sobre a história da fotografia. Mais informações aqui.

Serviço:
SP-Arte/Foto
Quando: até 12 de setembro. Quinta e sexta, das 16h00 às 22h00. Sábado e domingo, das 12h00 às 20h00.
Onde: Shopping Iguatemi - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, 9º andar. Acesso pelos elevadores centrais do shopping.
Quanto: Grátis
Informações: http://www.sp-arte.com/foto/

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Retrato de Cobain estará à venda na SP-Arte/Foto

Kurt Cobain, por Seliger 
Uma foto de Kurt Cobain, vocalista da banda Nirvana, assinada pelo fotógrafo Mark Seliger, estará à venda na feira SP-Arte/Foto, que começa nesta quinta-feira.

O retrato custa 12 mil dólares e pertence à galeria 1500, de Nova York. A informação foi divulgada em primeira mão, nessa terça-feira, pela jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.

Serviço:
SP-Arte/Foto
Quando: entre 9 e 12 de setembro. Quinta e sexta, das 16h00 às 22h00. Sábado e domingo, das 12h00 às 20h00.
Onde: Shopping Iguatemi - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, 9º andar. Acesso pelos elevadores centrais do shopping.
Quanto: Grátis
Informações: http://www.sp-arte.com/foto/

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Bob Dylan: como pintor, um ótimo músico

Bob Dylan

A crítica não aprovou a exposição de Bob Dylan, inaugurada no Statens Museum for Kunst de Copenhague, um dos maiores museus da Dinamarca.

A mostra, chamada The Brazil series, é composta por 40 pinturas e oito ilustrações sobre o país. As peças, produzidas entre 2009 e 2010, foram inspiradas no Brasil.

Segundo os críticos dinamarqueses, as obras de Dylan só ganharam espaço por serem assinadas pelo cantor. Alguns jornais chegaram a contestar a direção do evento dizendo que não ocorreu uma devida avaliação artística.

O museu se defendeu afirmando acreditar no “potencial” do músico para as artes plásticas.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dublador dos 'Simpsons' ganha exposição em Washington

Harry Shearrer

Harry Shearer, conhecido mundialmente por ser um dos dubladores do seriado Os Simpsons - é ele quem faz a voz do Senhor Burns - será um dos destaques do Conner Contemporary Art, em Washington, nos Estados Unidos.

O trabalho de Shearer faz forte referência à "media art" e mostra, no formato de instalações de vídeo, uma visão aguçada do mundo que nos cerca por meio de trechos de programas de televisão.

A exposição, batizada Face Time, tem curadoria de Welmoed Laanstra. A abertura acontece no dia 9 de outubro.

Mais informações no site oficial do Conner Contemporary Art.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Ímã Foto Galeria recebe individual 'Mind the Gap'

(Foto: Ana Lucia Mariz)

A fotógrafa Ana Lucia Mariz inaugurou no último dia 31, na Ímã Foto Galeria, a exposição Mind the Gap. Quem assina a curadoria da mostra é Juan Esteves e quem responde pela expografia é Miguel Paladino.

Mind the Gap é o tradicional aviso sonoro comum no metrô de Londres que, em tradução livre, quer dizer "cuidado com o vão".

Como a palavra gap também pode ser usada para espaço ou lapso, Mariz optou por se apropriar do termo para intitular sua exposição. A curadoria da mostra faz uma releitura da capital britânica através de duas leituras poéticas e de dois períodos específicos: 1989 e 2009, anos em que a fotógrafa esteve em Londres.

‘Embora para um mesmo destino, duas décadas separam a produção de Ana Lucia, que se mostra peculiar em cada período, tanto em sua forma quanto em sua execução. Ambas fazem parte de sua sintaxe mais ampla, que reúne seus primeiros trabalhos com aqueles de sua produção mais madura”, afirma Esteves. Em Mind the Gap ele criou 14 duplos fotográficos dos diferentes períodos com ampliações justapostas.

Serviço:
Mind the Gap
Quando: Até 10 de outubro. Segunda a sexta, das 10h00 às 19h00; sábado das 10h00 às 16h00.
Onde: Ímã Foto Galeria - Rua Fradique Coutinho, 1239, Vila Madalena
Quanto: Grátis
Informações: (11) 3816 1290 ou http://www.imafotogaleria.com.br

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Curadores de todo mundo respondem perguntas via Twitter

(Imagem: reprodução)
O blog Museum Next promoveu nesta quarta-feira uma ação bastante inusitada àqueles que se amarram em arte. Os responsáveis pelo espaço criaram o Ask a Curator Day, cujo objetivo foi incentivar os usuários do Twitter a questionarem curadores de todo o mundo sobre assuntos de interesse comum.

As perguntas eram enviadas por meio do microblog e encaminhadas diretamente aos curadores de museus e galerias. Participaram da ação 23 países; o Brasil marcou presença com o Instituto Inhotim, de Brumadinho, em Minas Gerais, e com o Museu de História da Medicina, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Curadores do Guggenheim, nos Estados Unidos, e do Muséum de Toulouse, na França, também participaram da ação.  

A popularidade do Ask a Curator Day fez com que o termo acabasse entrando na lista de Trending Topics (assuntos mais mencionados) do Twitter entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro, quando ocorreu a ação.

Wired, BBC e FastCompany destacaram a movimentação organizada por Jim Richardson, fundador da Sumo, uma agência de design especializada em artes e no setor cultural da Grã-Bretanha.