segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Guia SP-Arte: Exposição 'Manuscript Replica' exalta a inutilidade dos diplomas

(Imagem: Divulgação)

A artista Mariana Martins apresenta até o dia 16 de outubro, na galeria Choque Cultural, a exposição Manuscript Replica. A mostra, composta de 20 obras, acontece em paralelo à Bienal e traz peças produzidas com diferentes grafias - uma menção à música Rolodex propaganda, da banda At the Drive-In, como ressalta a autora.

Inspirada pelo trabalho do cartunista romeno Saul Steinberg, Martins explora o estudo da caligrafia em seus projetos e questiona o valor do diploma na sociedade contemporânea. “Busco, embora de forma divertida, questionar a função de um diploma no cenário atual da educação. Diploma é ou não necessário? Confere ou não autenticidade à profissão e talento dos indivíduos? A inteligência não é mensurável!”, conta a artista ao site da Choque Cultural.

O trabalho de Martins tem como característica o uso constante de lacres, selos postais, embalagens de cigarros e outras colagens. Todos seus diplomas possuem clássicas molduras, a exemplo do que ocorre com os documentos reais.

Sobre a exposição, a artista explica: "Todo tipo de classificação humana dita 'científica' sempre me irritou e me deixou sentindo um cheiro de fascismo. Provas de escola, testes de Q.I., médicos que sabem definir a fisionomia de um malfeitor por medidas ergonômicas… Os diplomas são a imagem mais estética e patética dessas classificações. Suas autenticações rococós e aspecto falsamente vetusto, no fundo querem simplesmente dizer 'eu sou mais que você'. Os diplomas são obras hipócritas, nas quais o mais importante é criar uma aura de autenticidade e credibilidade, não importando realmente, o significado do título que aufere".

Serviços:
Manuscript Replica
Quando: até 16 de outubro. Terça a sábado, das 12h00 às 19h00.
Onde: Rua João Moura, 997, Pinheiros
Quanto: Grátis
Informações:  (11) 3061-4051 ou www.choquecultural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário