Em sua terceira edição, a 'SP Arte - Feira Internacional de Arte de São Paulo', que será inaugurada hoje para convidados no Pavilhão da Bienal, está maior: participam 58 galerias (brasileiras e estrangeiras) - eram 59, mas, por problemas de envio das obras, a chilena Galeria de Arte Isabel Aninat não estará presente -, quase 10 a mais do que no ano passado. Fernanda Feitosa, a idealizadora e organizadora da SP Arte, comemora as novas adesões, tanto brasileiras como as estrangeiras (Argentina, Portugal e França); a ampliação do auditório, onde ocorrerá ciclo de mesas-redondas; mostra de vídeo; lançamentos de livros; e mesmo a expansão da feira pelo espaço da Bienal - ela ocupa o piso térreo, a rampa e o mezanino do prédio.
Nos moldes das feiras internacionais, a SP Arte é um evento para se fazer contatos. "Não temos idéia do que é comercializado aqui, os negócios não são fechados aqui", diz Fernanda. Ela não revela o orçamento usado, vindo de patrocínio do Unibanco, Vivo, Level Vodka (que vai doar uma obra encomendada a Lucia Koch para a Pinacoteca) e Furnas, da venda dos estandes e de investimento próprio, mas diz que o contrato de aluguel do Pavilhão da Bienal vai até 2009. "O público pagante não é expressivo. Os visitantes são essencialmente ligados ao circuito da arte, a maioria deles é de convidados", afirma - segundo ela, a visitação no ano passado foi de 9 mil pessoas e no anterior, de 7 mil.
A SP Arte, com diversos destaques de obras nacionais e estrangeiras, tem um perfil mais centrado na produção contemporânea: 19% das galerias se dedicam ao moderno e ao contemporâneo ao mesmo tempo; 11% apenas à arte moderna; e o restante, 70% das participantes, às novas expressões. E dentro desse perfil, Fernanda Feitosa arrisca algumas tendências pelas obras que as galerias escolheram trazer para seus estandes. "Há forte presença do pop brasileiro dos anos 60, muita fotografia e vídeos, que vêm aumentando cada vez mais", diz.
Publicado em 18/04/07
Fonte: Agência Estado
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