sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Um novo foco

SP PHOTO FEST E SP ARTE/FOTO

De 9 a 13 de Setembro de 2009


De formas complementares, porém distintas, dois eventos pretendem discutir fotografia na próxima semana, em São Paulo. De um lado, profissionais reúnem-se para palestras e workshops na primeira edição do SP Photo Fest, realizado pelo Museu da Imagem e do Som, entre os dias 9 e 13 de setembro. No dia 10, começa a SP Arte/Foto, feira de fotografia que acontece nos moldes da SP Arte e reúne o acervo de dezessete galerias, além de também promover mesas-redondas, no Espaço Iguatemi.

São conteúdos e intenções diferentes, mas ambos participam desse momento em que a fotografia é vista como objeto de consumo e personagem central de leilões e coleções. Em sua terceira edição, a SP Arte/Foto procura clientes interessados em aumentar seu acervo, enquanto a SP Photo Fest ajuda a formar o público apreciador dessa arte.

“Diferentemente da SP Arte original, que abrange a arte contemporânea, este é um momento em que nos preparamos para discutir só a fotografia. O interesse do público é contínuo, existe certa afinidade com a linguagem porque ela responde com facilidade aos anseios do nosso tempo”, diz Fernanda Feitosa, organizadora da feira. Para a discussão sobre o tema, a SP Arte/Foto recebe Mark Lubell, diretor-executivo da agência Magnum, Jean-Luc Monterosso, diretor da Maison Européenne de La Photographie, e o fotógrafo francês Elliott Erwitt. Mario Cravo Neto, morto mês passado, é homenageado na única mostra da feira que não estará à venda.

Focado em debater a arte de maneira regional, o SP Photo Fest está mais interessado em formar seu público. Para isso, realiza palestras gratuitas, workshops em campo, debates e leituras de portfólios. Cristiano Mascaro, homenageado do evento, é um dos que discutem o tema São Paulo – Realidade e ficção, assim como Eustáquio Neves e Fabiana Figueiredo. “Ninguém melhor do que Mascaro para representar a primeira edição do evento, já que sua carreira foi em boa parte focada na cidade”, diz Luiz Marinho, organizador do festival.

Publicado em 4/9/09

Fonte: Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário